Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Caprimulgidae
 Vigors, 1825
Espécie: N. hirundinaceus

Nome Científico

Nyctidromus hirundinaceus
(Spix, 1825)

Nome em Inglês

Pygmy Nightjar


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Bacurauzinho-da-caatinga

É uma ave endêmica da Caatinga. É uma ave da ordem Caprimulgiformes e da família Caprimulgidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) nukti-, nux, nuktus = noturno, noite; e de dromus = corredor, piloto, aquele que corre; e do (latim) hirundinacea, hirundinaceus, hirundo = referente a andorinhas, como uma andorinha, andorinha. ⇒ Corredor noturno parecido com uma andorinha.

Características

Mede entre 16 e 20 centímetros de comprimento e pesa cerca de 26 gramas.
Além do padrão de cores comum da família, ambos os sexos possuem uma mancha branca na asa e o macho possui a ponta das duas últimas retrizes de cor branca. Difere de outros caprimulgus sintópicos pelo seu pequeno porte, lembrando o bacurauzinho.

Subespécies

Possui três subespécies reconhecidas:

(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).

Fotos das subespécies de Nyctidromus hirundinaceus
(ssp. cearae) (ssp. hirundinaceus) (ssp. vielliardi)

Alimentação

Alimenta-se de insetos que caçam ao cair da noite e ao alvorecer. Caça o tempo todo com a boca aberta, e assim vai coletando um grande número de insetos voadores, principalmente mariposas e outros insetos noturnos.

Reprodução

Os dois ovos são depositados diretamente no solo, lajedo, nas proximidades do tronco de uma árvore ou arbusto qualquer, sem nenhum cuidado maior. Estes ovos têm geralmente a cor do terreno e por isso se camuflam muito bem, sendo muito difícil a sua visualização.

Hábitos

Vive nas matas secas e nas caatingas arbóreas com enclaves rochosos. Repousa em areais no Nordeste ou em lajedos negros, no Espírito Santo. É facilmente reconhecido pelo seu pequeno porte e por ser um dos poucos que voa um pouco antes do pôr do sol, em movimentos errantes, subindo e descendo e, muitas vezes, voando em círculos. Logo ao entardecer ou alvorecer pode-se observar apenas um ou dois indivíduos, mas, logo em seguida, outras aves vão chegando até formarem um grupo esvoaçante. Durante o dia, estas aves dormem em pequenas moitas nas áreas abertas. Bacurauzinho-da-caatinga vocalizando.

Distribuição Geográfica

Endêmico das caatingas dos estados do Nordeste e norte do Espírito Santo.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos